Workshops e Seminários


Seminário de Divulgação Inicial do Projeto

O primeiro seminário é realizado no seguimento da divulgação inicial do projeto e tem como objetivo captar a atenção das empresas e sensibilizá-las para o projecto e a sua importância para as empresas.

Pretende-se transmitir às empresas de uma forma muito clara os objetivos do projeto, o funcionamento do sistema de atribuição da marca “Pesqueira Excelente”, descrevendo os três grandes eixos e respetivos critérios; as vantagens para as empresas, empresários,  trabalhadores,  para o território e para a economia local da utilização da marca; bem como um enfoque em novas práticas relacionadas com a Gestão e a Qualidade total.

Workshop “Conceitos fundamentais de Excelência – da orientação para os resultados à Gestão por processos”

O primeiro Workshop visa a identificação correta dos processos críticos do negócio, fontes da criação de valor, como aspeto essencial e horizontal a toda a organização, sempre na perspetiva da satisfação do cliente. Os processos existem, sempre existiram na empresa, ainda que de um modo fragmentado, invisível, sem nome, sem “dono” e não geridos como tal. A organização centrada nos processos significa o assumir de uma postura estratégica orientada para o cliente.

Neste workshop pretende-se, assim, dar a conhecer conceitos como “orientação para resultados”, “foco no cliente”, “liderança e coerência da gestão” e “gestão por processos e objetivos”.

Através da explicação das atividades inerentes a cada um destes conceitos, através de exemplos e análise de casos práticos e de casos de sucesso, são simplificados alguns dos critérios estabelecidos para a obtenção da marca “Pesqueira Excelente”.

Workshop “Conceitos fundamentais de Excelência – da Gestão de Pessoas à Responsabilidade Social”

É já comum o facto de se considerar que vivemos numa época de turbulência e de mudança, cujo ritmo intenso ameaça a sobrevivência de praticamente todas as empresas que não forem capazes de transformar o seu estilo de gestão e métodos de trabalho. Fala-se de mudança, a propósito da concorrência acrescida pelas empresas, da mutação tecnológica, tudo fatores que obrigam a repensar a organização interna. As organizações de excelência promovem a permanente adaptação dos seus colaboradores, envolvem e responsabilizam os funcionários e promovem um clima de aprendizagem, inovação e melhoria.

Neste workshop pretende-se, assim, dar a conhecer conceitos como “desenvolvimento e responsabilização das pessoas” e “aprendizagem, inovação e melhoria”. Falar-se-á ainda da importância das parcerias e sinergias como fator de fortalecimento da organização. Será tratado com a devida importância da responsabilidade social, dos empresários, empreendedores e das empresas.

Através da explicação das atividades inerentes a cada um destes conceitos, com exemplos e análise de casos práticos e de casos sucesso, são simplificados e evidenciados alguns dos critérios estabelecidos para a obtenção da marca “Pesqueira Excelente”, para que os empresários compreendam o projecto e o incorporem como seu. E, se possível, “vistam a camisola”.

 

Workshop “Responsabilidade Corporativa – A dimensão ética, económica, ambiental e social”

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas operações quotidianas das organizações e na interação com todas as suas partes interessadas. Tem como objetivo criar uma forma de contribuir para a sociedade onde as organizações estão inseridas de uma forma positiva e, de gerir os impactos sociais e ambientais originados pelas mesmas, como forma de assegurar e aumentar competitividade com o mercado concorrente. Ao nível da dimensão Económica / Ética, irá refletir-se sobre a repercussão da rentabilidade da empresa nos aspetos ambientais, o código de conduta e a publicação de relatórios de responsabilidade corporativa. Ao nível da dimensão ambiental, pretende-se determinar impactos de responsabilidade, medição e gestão dos aspetos ambientais da organização. Na dimensão social, pretende-se analisar as vantagens do estabelecimento de programas de ação social, dos benefícios sociais e da prevenção dos riscos profissionais na organização.

 

Workshop “Conquistar e Manter a confiança dos consumidores”

O contacto com o consumidor é hoje em dia, uma tarefa bastante exigente. Tendo em consideração que as organizações de excelência procuram a satisfação permanente dos seus clientes, a preocupação com estes condiciona a sua intervenção e as atividades nos seguintes momentos: pré-venda (análise e identificação das necessidades dos clientes com vista à conceção e divulgação dos produtos) a venda ou prestação do serviço (processos de gestão, venda e recolha de informação do cliente sobre seus produtos / serviços) e a existência de mecanismos de garantia e pós venda (promover a fidelidade dos clientes à organização, através o uso de ferramentas de gestão da informação, e uma gestão adequada dos processos cliente e pós-venda).

workshop visa, portanto, sensibilizar os participantes para as preocupações em todo o ciclo de prestação do serviço/venda.

 

Seminário Final de Encerramento e disseminação de resultados

No final do projeto será realizado um seminário de encerramento, cujo objetivo é apresentar um Balanço Final do Projeto, com apresentação dos resultados alcançados aos vários níveis, permitindo a disseminação da seguinte informação:

·         Cerimónia Solene de atribuição dos selos “Pesqueira Excelente” às organizações que cumprem os critérios definidos no modelo de referência;

·         Resultados alcançados ao nível da avaliação do impacto, i.e., quais as melhorias verificadas nas empresas envolvidas;

·         Apresentação dos resultados referentes às dificuldades na implementação do modelo de gestão da marca “Pesqueira Excelente”, que originem inputs para a melhoria do mesmo;

·         Apresentação de case studies e boas práticas verificadas nas empresas envolvidas, ao longo do projeto;

·         Sensibilização para a continuidade de troca de experiências entre as empresas, com recurso ao portal “Pesqueira Excelente” e a criação de alianças interempresas.